Segunda - Sexta 07:00 - 19:00

2º Sábado de cada mês

(11) 3021-5251

WhatsApp / Fixo

(11) 3021-3678

Fixo

 

Treinamento Auditivo

Uma ajuda para crianças na escola ou para quem usa aparelho auditivo

O que é?

O Treinamento Auditivo é uma técnica de tratamento para pessoas que têm o  Transtorno de Processamento Auditivo Central. Esse transtorno é diagnosticado pelo exame de Processamento Auditivo Central, que mostra quais alterações nas habilidades auditivas estão dificultando a vida do paciente.

Como o cérebro tem uma boa capacidade de se modificar internamente de acordo com os estímulos que ele recebe (neuroplasticidade), o Treinamento Auditivo propõe uma sequência de exercícios específicos para estimular as habilidades auditivas, modificar o cérebro e melhorar o processamento auditivo.

 

Como faz?

Em geral, as sessões são semanais com duração de uma hora. Em média, são necessárias 8 a 10 sessões para obter bons resultados. Atividades complementares (em casa) podem ser recomendadas de acordo com a idade e necessidade de cada paciente.

Quando o Treinamento é feito corretamente por um fonoaudiólogo experiente e o paciente se dedica a fazer os exercícios, geralmente ocorre uma boa melhora na qualidade de vida.

 

Quem deve fazer?

O Treinamento Auditivo deve ser feito em pessoas que tiveram pelo menos uma alteração no exame de Processamento Auditivo Central e que tenham dificuldade de entender a fala (“hã?”, “o quê?”) e de se relacionar com familiares, amigos e colegas de estudo ou de trabalho. Exemplos:

1. Crianças (a partir de 6 anos) que não vão bem na escola.

2. Adultos com dificuldade de entender, de se concentrar ou de memorizar as conversas,

3. Pessoas que usam aparelhos auditivos, mas continuam com dificuldade de entender, principalmente em lugares ruidosos ou quando conversam com várias pessoas ao mesmo tempo. Isso é relativamente comum de acontecer porque o entendimento não depende apenas de um bom ouvido, mas também do processamento auditivo feito pelo cérebro. Os aparelhos auditivos melhoram a entrada de sons pelos ouvidos, mas o entendimento pode precisar de estimulação adicional. Assim, o Treinamento Auditivo pode melhorar o desempenho cerebral e o aproveitamento dos aparelhos auditivos na vida social, familiar e profissional do paciente.