Segunda - Sexta 07:00 - 19:00

2º Sábado de cada mês

(11) 3021-5251

WhatsApp / Fixo

(11) 3021-3678

Fixo

 

Quizz sobre zumbido: teste seus conhecimentos hoje!

Quizz sobre zumbido: teste seus conhecimentos hoje!

1. Os sons da vida moderna não agridem os ouvidos dos jovens, mas sim os das pessoas mais velhas. Teste seus conhecimentos: verdadeiro ou falso?

2. O zumbido pode melhorar com medicamentos, mas também pode piorar.

3. Fones de ouvido não conseguem chegar a um volume tão alto como o da pista de um aeroporto.

4. Salões de beleza não oferecem risco para os ouvidos porque o tempo de permanência lá dentro é curto.

5. O uso do celular pode causar zumbido.

 

Respostas:

1.  Falso. Carnaval, danceterias, buzinas no trânsito, sirenes de ambulâncias, obras na rua, shows, música altíssima nos fones de ouvido são uma verdadeira “overdose” sonora que aumenta os riscos de danos à audição dos mais jovens. Segundo uma conversa com meu sábio amigo Stephen Kanitz, essa geração de jovens poderá viver mais facilmente até os 100 anos, mas estará mais comprometida do ponto de vista auditivo antes dos 40 anos. Dica prevenção é sempre a melhor Medicina!

2. Verdadeiro. Alguns medicamentos podem provocar ou piorar o zumbido (são chamados ototóxicos: alguns anti-inflamatórios, antibióticos, estimulantes sexuais, quimioterápicos e uma longa lista), mas outros podem servir de tratamento e ajudar a diminui-lo sim! Aliás, a chance de alguém melhorar do zumbido com medicamentos (em pesquisas abertas) é cerca de 50% dos casos. Para quem só quer cura, isso parece pouco… para quem já ouviu “não há nada a fazer”, isso soa como um alívio. Dica: fuja da automedicação, pois ela é perigosa, inclusive para os ouvidos.

3. Falso. Pesquisadores liderados pelo Dr. Martine Hamann mostraram que alguns fones de ouvido podem chegar a níveis de ruído semelhantes aos dos motores a jato de aviões. Tudo isso dentro do seu ouvido! Já pensou?? Dica: use com moderação: até metade do volume e até 2horas seguidas.

4. Falso. Se o barulho dos secadores nos salões de beleza já incomoda clientes que ficam por ali de minutos a poucas horas, imagine como ficam os ouvidos dos profissionais expostos o dia todo? Eles são vítimas da PAIR (perda auditiva induzida por ruído), de zumbido e intolerância a sons. Trabalhar sob a influência deste ruído tem deixado as pessoas mais irritadas dentro e fora do trabalho. Dica: use protetor enquanto estiver lá!

5. Verdadeiro. Zumbidos parecidos com sons bem agudos (finos) podem ter muitas causas. Sempre lembramos que ouvir música em volume desnecessariamente alto – como se todos os poros da pele precisassem ouvir, e não apenas os ouvidos – provoca estragos irreversíveis pelas ondas sonoras. Porém, usar o celular em contato direto com a orelha por mais de uma hora ao dia, principalmente na mesma orelha, também pode provocar uma lesão por ondas eletromagnéticas trocadas com a antena para permitir sua ligação. Dica: prefira o viva-voz, as mensagens de texto / áudio, sem contato direto com a orelha.

 

O Instituto Ganz Sanchez disponibiliza MUITO MATERIAL GRATUITO e DE QUALIDADE na TV Zumbido e nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) para ajudar a população. Aproveite para (re)vê-los e saber mais sobre isso!

E se você prefere material mais focado para descobrir detalhes, disponibilizamos 2 produtos:

1) O treinamento online o “ABC…Z DO ZUMBIDO” é dinâmico e direto ao ponto. Os 3 módulos “Entendendo o Zumbido”, “Investigando o Zumbido” e “Tratando o Zumbido” ajudam tanto para o público que sofre como os profissionais que atendemAssista uma aula grátis!

2) O livro “QUEM DISSE QUE ZUMBIDO NÃO TEM CURA?” é leitura fácil e rápida para otimizar o tempo.

Caso precise de consulta online, também estamos preparados para ajudar de modo personalizado! Escreva para [email protected] ou mande uma mensagem de whatsapp para 11-3021-5251.