Segunda - Sexta 07:00 - 19:00

2º Sábado de cada mês

(11) 3021-5251

WhatsApp / Fixo

(11) 3021-3678

Fixo

MEDITAÇÃO É CAMINHO PARA A CURA?

MEDITAÇÃO É CAMINHO PARA A CURA?

Na minha modesta opinião, vários caminhos podem levar à cura, que é o nosso “sonho de consumo”… O que não dá para fazer é ficar parado, esperando que a cura caia do céu.
Brincadeiras à parte, já falei aqui e até no GANZ sobre a importância e a efetividade das terapias holísticas. A meditação, apesar de ainda não ser considerada uma terapia, tem ganhado cada vez mais espaço como solução de vários sintomas.
Um estudo recente (http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/meditar-meia-hora-por-dia-pode-aliviar-ansiedade-e-depressao) mostrou que parar e meditar por 30 minutos reduz estresse, depressão e ansiedade. A pesquisa compara o efeito dela ao dos antidepressivos.
Não parece ótimo poder trocar medicamentos por alguns momentos preciosos só para você? Para cuidar da sua mente, da sua alma e do seu corpo como um todo (inclundo seu ouvido)? Eu realmente acredito – porque ouço isso dos pacientes que já aderiram – que meditar por 30 minutos já tem efeito nítido, mas quem não dispõe desse tempo, pode tentar começar com algo mais curto. Nesse momento, o ideal é tentar incorporar algo simples, barato e promissor na nossa rotina! Além disso, a meditação e sua relação com a respiração podem fazer muito mais pelos nosso dias corridos…

No caso do zumbido, por exemplo, qual é o papel da meditação? Aprender a tirar o foco do zumbido e colocar em outra coisa do presente, como o ritmo respiratório, um mantra ou a própria observação (sem crítica) do fluxo de pensamentos que aparecem à mente. Com a prática, o som de chiados, apitos, cigarras, turbina de avião ou sirene de ambulância vai se tornando menos perceptível, até deixar de ser notado constantemente no dia a dia.

Você está agora no trabalho ou se espreguiçando na cama? Que tal parar neste exato momento? Não precisa saber meditar nem adianta achar que não vai conseguir. Só pare um pouquinho (que tal 5 minutinhos), respire fundo com atenção e pense em coisas boas que deseja para si mesmo. Veja como se sente. Não é magia nem crendice, mas sim, um método bastante rodutivo de equilibrar mente e corpo em prol da saúde integral.

Há várias técnicas de meditação e você pode ver qual se aplica melhor a você. Eu, particularmente, não conheço ninguém que medite e não goste… Vamos tentar, você aí e eu aqui?