Segunda - Sexta 07:00 - 19:00

2º Sábado de cada mês

(11) 3021-5251

WhatsApp / Fixo

 

Final do Ano – Tempo de Excessos

Final do Ano – Tempo de Excessos

Não precisava ser assim, mas é… a gente exagera na comida gordurosa, nos doces e nos drinques. Parece que até estávamos em jejum, de tanta fome que dá nessa época.

Tudo bem que fartura é bem vinda, mas vamos com calma para não termos prejuízo durante o próximo ano, certo?

Vocês já sabem que gordura e açúcar, além da cafeína em excesso, podem causar ou piorar zumbido, certo? Sempre frisamos isso. Além desses “vilões” gostosos, o álcool pode prejudicar o ouvido e o sono. O que deveria ser uma diversão, depois se volta contra nós… então, bom senso também é sempre bem vindo!

Outro exagero dessa época é o som alto – festas, fogos de artifício e rojões. (Quase) todo mundo adora os fogos do Reveillón, mas evite ficar perto de onde eles são disparados. Aqui no Instituto Ganz Sanchez nós temos pacientes com zumbido por trauma acústico do réveillon de vários anos diferentes… parece que é sempre a mesma coisa! O som é muito alto e pode causar danos irreversíveis. Assista de longe, assim você curte sem se arriscar.

E por falar em som alto, as dicas de sempre estão valendo: não fiquem perto da caixa de som nas festas e usem protetores (não se sinta um ET; acho liiiindo ver gente consciente que cuida saúde!!!). Lembrem também de fazer intervalos de hora em hora, saindo para tomar um ar e aliviar os ouvidos. Ao menor sinal de zumbido que não desaparece no dia seguinte, procure ajuda logo! Nosso mantra vale para o final do ano: Zumbido não é normal, mesmo depois da balada ou show!

Às vezes somos repetitivas, mas já vimos esse filme várias vezes e os pacientes ficam muito arrependidos. Protejam-se dos abusos para que o Natal e o Ano Novo de 2019 sejam cheeeeeios de saúde! Afinal, ela é o mais importante, o resto, nós corremos atrás!!! 😉