Segunda - Sexta 07:00 - 19:00

2º Sábado de cada mês

(11) 3021-5251

WhatsApp - (11) 94687-5456

Redes Sociais
 

Imitanciometria

Imitanciometria ou impedanciometria: o que é?

A imitanciometria, também chamada de impedanciometria, é um exame rápido e fácil de ser feito, que ajuda a avaliar as condições do tímpano, dos ossículos da orelha média (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva (comunicação entre o nariz e os ouvidos).

O exame é feito com o paciente sentado, dentro ou fora da cabina acústica (mas em ambiente silencioso). O profissional introduz uma pequena sonda no canal auditivo do paciente, para vedá-lo completamente por pouco tempo. Essa sonda está conectada a um aparelho portátil chamado de imitanciômetro, que analisa duas funções: 1) a complascência do tímpano (quanto ele consegue se mover quando recebe uma determinada pressão positiva ou negativa); 2) qual intensidade sonora consegue deflagrar um reflexo de proteção do ouvido, conhecido por reflexo acústico ou reflexo estapediano. A presença de secreção na orelha média, problemas nos ossículos ou na tuba auditiva são algumas das situações em que o resultado do exame costuma ser alterado.

A imitanciometria é um exame muito útil em certos casos: 1) em bebês, para complementar a triagem auditiva; 2) em suspeitas de doenças de orelha média; 3) na rotina no pré e pós-operatório de ouvido; 4) pacientes com perda auditiva, zumbido, tontura ou paralisia do nervo facial; 5) crianças que falam alto e pedem constantemente para repetir frases; 6) pacientes com dor de ouvido, alergias respiratórias e/ou respiração bucal.