Segunda - Sexta 07:00 - 19:00

2º Sábado de cada mês

(11) 3021-5251

WhatsApp - (11) 94687-5456

Redes Sociais
 

Hipersensibilidade

Incômodo ou Intolerância a sons, Ouvidos sensíveis, Misofonia, Hiperacusia

Você se incomoda com sons que as outras pessoas mal percebem? Essa intolerância é mais comum do que se imagina e pode não ser “chatice” sua!

A intolerância a sons (ou hipersensibilidade auditiva) pode ser de 3 tipos:

– O incômodo é com o VOLUME dos sons (TV, música, vozes das pessoas, restaurantes etc). Essas pessoas podem perfeitamente conviver com esses sons, desde que o volume seja mais baixo. São os casos puros de hiperacusia. Quando medimos o LDL (Limiar de Desconforto a Sons), o resultado costuma ser alterado.

– O incômodo é com a REPETIÇÃO de sons que já são baixos (mastigação, respiração, deglutição, pigarro, clique de caneta, chinelo arrastando etc). Essas pessoas não conseguem conviver com esses sons enquanto eles estiverem presentes, pois provocam uma reação forte e incontrolável de raiva e irritabilidade. São os casos puros de  misofonia ou Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons (4S). Quando fazemos o LDL (Limiar de Desconforto a Sons), os resultados costumam ser normais.

–  O incômodo é pelo MEDO de se expor a sons porque eles podem prejudicar o ouvido ou a saúde. São os casos de fonofobia,  que geralmente estão associados aos dois anteriores. Quando fazemos o LDL (Limiar de Desconforto a Sons), os resultados costumam ser bem alterados.

Os 3 tipos podem estar misturados no mesmo paciente. Podem causar grande restrição da vida familiar, social e profissional, levando ao isolamento pelos sons ou pela falta de compreensão dos familiares e amigos.

O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu uma reportagem esclarecedora sobre misofonia para desmistificar o assunto.
Clique no link e assista!